Pular para o conteúdo principal

Situação atual da Ponte de Macarrão - 26/08/2022


 - No mês de junho fizemos os testes com diferentes quantidades de filetes, nesses testes os filetes grudados com cola aguentaram mais peso.


 - Na escola fizemos outro teste, porém dessa vez montando a lateral da ponte. O projeto usado não funcionou por ser muito complexo.

 - Durante as férias não foi possível realizar nenhum teste, porém estamos pensando em novos projetos para a lateral e para a sua base.

 - Para a lateral fizemos uma pequena planta de como faríamos para montar, já para a base temos que fazer um teste montando as duas laterais e verificar a melhor maneira de encaixar os macarrões.



 - Vimos que com a cola demora mais para secar, porém fica mais fixo. E também que não podemos fazer projetos muito complexos porque temos pouco tempo.

 - Percebemos que caso a ponte se apresente mais compacta ela será mais resistente. Porém será necessário ter um tamanho específico ainda desconhecido para que tenha maior resistência para aguentar mais peso.

 - Na montagem em sala, estamos pensando em um método eficaz para dividir e montar a ponte, de modo que tenhamos tempo o suficiente e ela fique do jeito que esperamos. Por enquanto pensamos em dividir em três setores de montagem, em um grupo de 5 pessoas 2 ficaram responsáveis por uma lateral e 2 pela outra e 1 integrante do grupo irá cortar e ajudar na hora de colar os pedaços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Festival de Foguetes

 No dia 03/06/2023 pudemos realizar diversos testes referente ao foguete no Monarka Hall. Dentre esses testes conseguimos resultados satisfatórios, dentre eles conseguimos tempos de 7,34s; 11s; e 15s (Infelizmente só o teste que durou 7,34s foi registrado pelo professor). Durante esses testes, analisamos que: -A trava necessita de melhorias; -O paraquedas se encontra mediana em relação as nossas expectativas (Necessita de melhoria); -A base precisa ser arrumada pois estufou muito por conta da água; -A estrutura do foguete esta de acordo com o desejado, porem iremos fazer alterações para futuros testes. A seguir o vídeo que conseguimos alcançar 15s no ar.

Eletroscópio de Pêndulo

Materiais utilizados:   -Base de MDF; -Pedaço de arame; -Pedaço de papel alumínio; -Parafuso; -Fio de Nylon; -Pedaço de fita. Modo de confecção: -Pegamos o pedaço de arame e em uma de suas extremidades enrolamos no parafuso, e em sua outra extremidade fizemos uma espécie de gancho, o parafuso foi fixado no MDF, e foi anexada um fio de Nylon na parte do gancho. Na outra extremidade da linha foi colocado o pedaço de papel alumínio que possuía um formato circular preso com uma fita adesiva.

Protótipo do foguete à água

   Responsável : Enzo     Projetos da Base Opção 1 :  A base possui 1 furo em 3 laterais, sendo o do meio para alimentação e os outros 2 que se encontram opostos para o sistema de lançamento à distância.  A base é feita de madeira, suas proporções são 30 cm de comprimento, 30 cm de largura, 15 cm de altura e 1,8 cm de espessura. Opção 2: Canos PVC, 2 com 20 cm de comprimento, um com 25 cm, mais 2 com 10 cm cada, 2 caps, 2 joelhos e um T. Para fixar o foguete teremos 4 enforca gatos presos por um esparadrapo. Por fim usaremos uma abraçadeira para prender a trava. Opção 3: É uma base mais simples, constituída de 2 canos PVC e um joelho, tendo enforca gato para prender a garrafa e um pedaço de cano menor para fazer a trava. A mangueira passaria por de dentro dos canos. Referências: Opção 1: Tivemos ajuda baseados na ideia de um ex-aluno (Diogo Félix Trinconi Vignotto). Opção 2: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/tutorial-base-lancamento.pdf Opção 3: https://www.cosmosbr.org.br/PDF/Fo