Pular para o conteúdo principal

Trabalho sobre o foguete à água: Revisão do foguete do grupo 3 do 3° EM C

Bomba de bicicleta


   A bomba usada pelo grupo não apresenta medidor de pressão, o que pode gerar uma dificuldade ao tentar estabelecer uma pressão limite ou alvo. A bomba também apresenta vazamento de ar, o que dificulta o armazenamento da pressão no sistema.

   Pontos a serem arrumados
-Efetuar a troca da bomba por uma que possua manômetro e não apresente vazamentos.


Base






   A base foi feita com cano PVC, ela apresenta instabilidade, não sendo confiável para aplicar altas pressões pois corre o risco de tombar para os lados; A base também é muito rígida, tendo baixa maleabilidade, o que dificulta sua adaptabilidade para os terrenos em que possa ser usada.

   Pontos a serem arrumados
-Efetuar a troca total da estrutura por uma que seja mais estável em algum sentido na horizontal e compacta na região que irá segurar a garrafa;
-Adicionar uma mangueira que cumpra o requisito de 3m de distancia de acionamento;


Foguete



   O foguete não apresenta aletas o que por sua vez não fornece estabilidade durante o voo, a falta de uma aerodinâmica adequada faz com que o foguete não desempenhe total eficiência em sua subida.

   Pontos a serem arrumados
-É necessário colocar, pelo menos, três aletas distribuídas de modo uniforme na circunferência da ponta da garrafa;
-Também pode-se adicionar um tubo plástico no bico da garrafa para melhor a aerodinâmica;
-Caso o grupo deseje e ache necessário, podem adicionar um "bico" no topo do foguete.


Paraquedas

Não possuímos uma imagem do paraquedas que foi utilizado, pois o grupo a que ele pertence, acabou por o perder

   De acordo com o grupo o paraquedas possuía formato de flor, cada uma de suas pétalas foi amarrada em pedaços de barbantes, as pontas desses barbantes foram unidas e fixadas na extremidade do foguete.

   Pontos a serem arrumados
-Aumentar a área do paraquedas com o intuito de conseguir um maior volume de ar para retardar mais a queda do foguete;
-Fazer a distribuição dos fios do paraquedas de modo uniforme e alternado;
-Efetuar um furo no centro do paraquedas para facilitar o fluxo de ar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Festival de Foguetes

 No dia 03/06/2023 pudemos realizar diversos testes referente ao foguete no Monarka Hall. Dentre esses testes conseguimos resultados satisfatórios, dentre eles conseguimos tempos de 7,34s; 11s; e 15s (Infelizmente só o teste que durou 7,34s foi registrado pelo professor). Durante esses testes, analisamos que: -A trava necessita de melhorias; -O paraquedas se encontra mediana em relação as nossas expectativas (Necessita de melhoria); -A base precisa ser arrumada pois estufou muito por conta da água; -A estrutura do foguete esta de acordo com o desejado, porem iremos fazer alterações para futuros testes. A seguir o vídeo que conseguimos alcançar 15s no ar.

Eletroscópio de Pêndulo

Materiais utilizados:   -Base de MDF; -Pedaço de arame; -Pedaço de papel alumínio; -Parafuso; -Fio de Nylon; -Pedaço de fita. Modo de confecção: -Pegamos o pedaço de arame e em uma de suas extremidades enrolamos no parafuso, e em sua outra extremidade fizemos uma espécie de gancho, o parafuso foi fixado no MDF, e foi anexada um fio de Nylon na parte do gancho. Na outra extremidade da linha foi colocado o pedaço de papel alumínio que possuía um formato circular preso com uma fita adesiva.

Protótipo do foguete à água

   Responsável : Enzo     Projetos da Base Opção 1 :  A base possui 1 furo em 3 laterais, sendo o do meio para alimentação e os outros 2 que se encontram opostos para o sistema de lançamento à distância.  A base é feita de madeira, suas proporções são 30 cm de comprimento, 30 cm de largura, 15 cm de altura e 1,8 cm de espessura. Opção 2: Canos PVC, 2 com 20 cm de comprimento, um com 25 cm, mais 2 com 10 cm cada, 2 caps, 2 joelhos e um T. Para fixar o foguete teremos 4 enforca gatos presos por um esparadrapo. Por fim usaremos uma abraçadeira para prender a trava. Opção 3: É uma base mais simples, constituída de 2 canos PVC e um joelho, tendo enforca gato para prender a garrafa e um pedaço de cano menor para fazer a trava. A mangueira passaria por de dentro dos canos. Referências: Opção 1: Tivemos ajuda baseados na ideia de um ex-aluno (Diogo Félix Trinconi Vignotto). Opção 2: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/tutorial-base-lancamento.pdf Opção 3: https://www.cosmosbr.org.br/PDF/Fo